Minas não é só a terra do pão de queijo, não! Além de ser um dos destinos mais baratos do sudeste, Minas abriga umas das paisagens mais bonitas do Brasil. Hoje trouxe alguns destinos possíveis dentro desse Estado tão maravilhoso!Ouro Preto
1. Ouro Preto
Possui ruas de pedras e abriga muitas construções históricas. A cidade é um monumento nacional desde 1938 e considerada Patrimônio Mundial pela Unesco. Caminhando na cidade você encontra Igrejas como a de São Francisco de Assis e a Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, que são dois dos inúmeros exemplos de arquitetura e decoração extremamente ricas que vale a pena conferir de perto. Isso sem falar nas famosas obras do escultor Aleijadinho, um destaque à parte.
2. Conceição do Ibitipoca
Distrito do município de Lima Duarte, fica na Zona da Mata mineira que conserva ruas de paralelepípedos, com casinhas coloridas e a histórica Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, do século 18. O destino é excelente para quem gosta de natureza. O Parque Estadual do Ibitipoca possui três roteiros: a Janela do Céu, com 16 km, o Pico do Pião, com 11 km e o Circuito das Águas, com 5 km — todos com AQUELA paisagem que só Minas Gerais tem, com direito a rios, lagos, grutas, picos, pontes e mirantes!
3. Serra da Canastra
São Roque de Minas é famosa pela produção do autêntico queijo canastra, também é a porta de entrada para quem quer conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma área verde de 200 mil hectares. Possui muitas trilhas e paredões de rochas. Entrando por São Roque de Minas, é possível conhecer a nascente do Rio São Francisco e a parte alta da belíssima cachoeira Casca D`Anta. A 50 km dali fica Vargem Bonita, onde está a portaria 4 do parque, que dá acesso à parte baixa da Casca D`Anta.
4. Carrancas
Famosa pelo grande número de cachoeiras, Carrancas é uma cidade localizada no sul de Minas Gerais, uma curiosidade é que as paisagens já foram cenários de inúmeras novelas! O complexo da Zilda é o lugar mais visitado, possui três cachoeiras e um escorregador natural. Outras quedas d’água para um banho gelado são a da Esmeralda e a do Tira-Prosa. A cachoeira da Fumaça, o cartão-postal do município, é imprópria para banho, mas é uma dessas paisagens que vale a pena ver. Ainda por ali tem a Chapada dos Perdizes, ponto mais alto da cidade, com vista para as serras das Broas, Moleque e Abanador. O centro do município também vale muito a pena, é onde fica localizado a Igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, toda feita de quartzito, construída ainda no século 18.
5. Gonçalves
Localizada na Serra da Mantiqueira, Gonçalves abriga bosques de araucárias que proporcionam atividades de ecoturismo. Dois quilômetros de trilha levam até a Pedra do Forno, que é o ponto mais alto da região, com 1.970 metros de altitude e uma vista lindíssima. Também dá para se refrescar em cachoeiras, fazer boia-cross no Rio Capivari, passear de 4×4 e até mesmo voar de paraglider!
6. Conceição do Mato Dentro
Conceição do Mato Dentro fica na Estrada Real e é considerada a capital mineira do ecoturismo. O destaque vai para a Cachoeira do Tabuleiro, com 273 metros de queda d’água, sendo a cachoeira mais alta de Minas Gerais e a terceira mais alta de todo o Brasil. O trajeto é bem íngreme, mas conta com escadas e corrimões que facilitam o acesso. Uma curiosidade: a Cachoeira do Tabuleiro também é conhecida como “cachoeira do coração”, por causa do formato do paredão por onde caem as águas. O centro histórico de Conceição do Mato Dentro também vale a visita, com construções coloniais preservadas, como a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e a Cadeia Antiga.