Você se sente mal quando o despertador toca de manhã e adora ficar até de madrugada trabalhando? Ou você é do tipo que acorda cedo pra se exercitar? Isso tem uma explicação: cronobiologia!
Cronobiologia é a ciência que estuda o relógio biológico. Não são só os animais e as plantas que tem os seus horários regidos pela natureza e, entender esses ciclos, é respeitar o próprio corpo, te tornando mais disposto e produtivo.
Mas como se alinhar com a natureza?
Primeiro passo é entender qual é o seu relógio biológico e organizar a sua rotina de acordo com os picos de energia. Por exemplo, se você sente mais disposição depois do almoço, deixe as tarefas mais difíceis concentradas para depois do almoço e elimine as tarefas fáceis pela manhã.
Para entender, existem pelo menos três grupos diferentes: os matutinos (aqueles que começam o dia antes do sol nascer e tem maior pico de energia durante a manhã), os vespertinos (que atingem seu pico de energia só depois do almoço ou na segunda parte do dia), e os intermediários (cujo ciclo natural do corpo pega uma parte da manhã e outra da tarde.
Com a sincronização do relógio biológico, você vai sentir melhora na digestão, se sentir mais descansado e vai conseguir administrar melhor a sua energia até para atividades mais difíceis ou chatas.
Mas atenção, existem alguns fatores externos que podem interferir no ritmo circadiano, como a exposição à luz de aparelhos eletrônicos como celulares e computadores em horários inadequados, drogas e cafeína. A desregulação no ritmo circadiano pode causar problemas como ansiedade, sonolência diurna, depressão, menor desempenho no trabalho, maior propensão a acidentes, falta de agilidade mental, aumento do risco de diabetes e obesidade.
Do ponto de vista biológico, o corpo é feito para dormir durante a noite. É por isso que nós não temos adaptações como visão noturna e olfato e audição aprimorados como os dos animais noturnos.

Algumas dicas para prevenir os distúrbios do seu ritmo biológico são: evitar substâncias que afetam o sono pelo menos após as 16h, incluindo cafeína, álcool e nicotina; consumir bastante água; buscar um horário regular de sono sempre que possível; se expor à luz natural do sol; tirar sonecas de dez a 15 minutos depois do almoço e evitar luzes artificiais ao entardecer e durante a noite, principalmente a luz azul (aquela dos celulares, computadores e lâmpadas LED brancas, por exemplo).
Uma dica de leitura para quem quiser aprofundar os estudos é o livro “Mude seus horários, Mude sua vida”, do Dr. Suhas Kshirsagar. Uma leitura leve e acessível que nos ensina a usar nosso relógio biológico para perder/manter o peso de forma saudável, reduzir o estresse, dormir melhor e ter mais saúde e energia.!