A natureza oferece cura – Gi Borba

A natureza oferece cura

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on telegram

A natureza sempre vai nos oferecer a sua cura, nós só precisamos escutá-la.

A pandemia nos enfiou dentro de casa, aumentou nossa demanda de trabalho e pra quem já tinha jornada tripla, parece que virou quadrupla. Sem perceber, nós ficamos estressados, tristes e em diversos momentos parece que sem perspectiva. E essa sensação virando rotina. É claro que o cenário lá fora não ajudava, mas, olhando pra dentro, nada também estava encaixando. Pelo menos era o que eu ouvia das minhas alunas frequentemente.

A verdade é que o nosso corpo e a nossa mente é sedenta por mais contato com a natureza porque somos, também, natureza. Não é a toa que houveram os que se tornaram loucos por plantas nesse período, criando assim oportunidades para escapar da rotina, da cidade, das novidades. Estar em contato com a natureza, ainda que seja caminhando em um parque ou praça arborizada ou fazendo uma trilha no fim de semana, produz diversos benefícios para a saúde e o bem-estar, e a ciência já prova isso.

Desde a composição do ar, a temperatura, os sons e os cheiros da mata e até determinados compostos orgânicos liberados pelas plantas, influenciam na nossa saúde física e mental. A natureza é capaz de reduzir a atividade autonômica do organismo, o que está ligado a mais relaxamento, menos stress e inflamação e, com isso, menos risco de desenvolver doenças físicas. Mas o melhor é que essa interação seja regular, e não apenas quando der, ou de vez em quando.

Estar perto da natureza vai melhorar desempenho e concentração, ajudar no relaxamento de todos os músculos, incentivar e melhorar a busca pelo autoconhecimento, liberar energias positivas e únicas que reciclam todas as outras, proporcionar calma, estimular curiosidade, entregar o sentimento de pertencimento, aliviar os sintomas de estresse e depressão, ajudar no desenvolvimento da imaginação, eliminar o cansaço mental, ajudar no processo de cura, proporcionar conexão com nossos mentores espirituais, produzir e absorver vitamina D. Tudo isso a partir de uma respiração pura.

As práticas que geram conexão com a natureza tem o poder de curar. Reservar um tempo para se acalmar, fechar os olhos e se imaginar em seu cenário preferido pode ter efeito relaxante porque o cérebro entende que você está mesmo nesse lugar. Se você não pode meditar na natureza, experiente reviver a natureza através da sua memória.

Lembrem-se: somos parte da natureza e, quando buscamos essa integração, nos curamos, nos conectamos e encontramos paz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir chat
💬 Precisa de Ajuda?
Olá 👋
Podemos te ajudar?